Você já parou para pensar sobre a importância das florestas para a preservação da vida na Terra? São elas que fornecem oxigênio, aumentam a umidade do ar, controlam a temperatura, preservam os rios e diminuem a poluição. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), as florestas cobrem 30,6% de toda a superfície do planeta.
Mas você sabe o que são florestas e o que cada um pode fazer para preservá-las? Continue a leitura deste texto para descobrir.
O QUE SÃO FLORESTAS?
Basicamente, uma floresta é qualquer área de terra coberta com muitas árvores. As partes de cima delas, chamadas copas, também se tocam e formam uma espécie de teto verde. Mas, segundo a ONU , florestas são áreas com mais de 0,5 hectares com árvores maiores de cinco metros de altura e cobertura de copa com mais de 10%. Elas também são chamadas, popularmente, de mata, mato, bosque e selva.
QUAIS SÃO OS TIPOS DE FLORESTAS?
As florestas que se encontram em seu estado original, sem intervenção humana, são classificadas como naturais. Já as que foram produzidas pelo ser humano com fins de produção ou conservação, como plantadas. As florestas também podem ser homogêneas, ou seja, constituídas por uma ou poucas espécies de árvores. Quando elas são localizadas às margens de rios, lagos e represas, são chamadas de matas ciliares.
QUAIS SÃO AS FLORESTAS BRASILEIRAS?
No Brasil, encontramos seis biomas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampas e Pantanal.
Amazônia
Grandes árvores com copas fechadas e folhas largas formam um dos biomas mais importantes do mundo: a Floresta Amazônica. Ela está presente nos estados do Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Acre, Amapá, Maranhão, Tocantins e parte do Mato Grosso.
Representa cerca de 30% das florestas tropicais do mundo, fazendo parte de outros países como Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa.
Caatinga
A Caatinga é um bioma encontrado apenas no Brasil, nos estados de Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Piauí, Sergipe e no norte de Minas Gerais. A Caatinga é formada por árvores baixas, com troncos tortuosos e espinhos. Suas raízes cobrem o solo para armazenar água durante as chuvas. No período da seca, as folhas da maioria das espécies caem para evitar a perda de água.
Cerrado
No Cerrado são encontradas mais de 12 mil espécies nativas, prevalecendo os arbustos e as árvores com troncos retorcidos. Para se adaptar ao clima seco e com muitas queimadas, a vegetação possui grande capacidade de armazenamento de água. De acordo com o Serviço Florestal Brasileiro, o Cerrado é a savana mais rica do planeta e faz parte dos estados de Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e no Distrito Federal.
Mata Atlântica
Considerada uma das maiores biodiversidades do planeta, a Mata Atlântica abriga mais de 20 mil espécies vegetais, de médio e grande porte. Ocupa, aproximadamente, 13% do território brasileiro e está presente em 17 estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Alagoas, Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí.
Pampas
Neste bioma presente apenas no Rio Grande do Sul, a vegetação predominante é a herbácea, mas possui araucárias nas áreas de transição. Também conhecido como Campos do Sul, se estende por dois países vizinhos do Brasil: Uruguai e Argentina.
COMO PROTEGER AS FLORESTAS?
Com pequenas atitudes no nosso dia a dia, é possível proteger as florestas e, consequentemente, preservar o planeta. Confira algumas delas:
Não jogue lixo no Meio Ambiente. O ideal é separar o lixo orgânico do lixo úmido para a coleta seletiva;
Coloque os 3 Rs da Sustentabilidade(Reduzir, Reutilizar e Reciclar) em prática;
Priorize papéis reciclados e recicláveis;
Não jogue cigarros em áreas de mata;
Compre produtos de madeira certificada;
Não coloque fogo em vegetação.
AÇÕES DA CATTEGRAN PARA PROTEGER AS FLORESTAS
A responsabilidade ambiental é um dos pilares da Cattegran. Há mais de 10 anos, a empresa realiza um projeto de Educação Ambiental em parceria com as escolas da Região Norte do Espírito Santo, onde está localizada. São distribuídas, todos os anos, mais de quatro mil mudas de plantas nativas, como jatobá, pau-brasil, jequitibá rosa, ipê amarelo e jacarandá.
A Cattegran também está atuando na recuperação de uma área de 8,5 hectares em São Domingos do Norte, município da região. Serão plantadas diversas espécies no local, como araçaúna, cerejeira, vinhático, ipê-amarelo, paineira-branca, ingá-mirim e pau-d’alho.
Neste texto, você aprendeu sobre os conceitos de floresta e os seis biomas existentes no Brasil e conheceu o trabalho de Educação Ambiental desenvolvido pela Cattegran. Quer nos visitar e saber mais sobre nossas ações de preservação ao Meio Ambiente? Entre em contato com nosso time de vendas e agende uma visita.